Você pode grelhar na varanda? Há aqueles que fazem isso em hábito e aqueles que nem tentam. O primeiro certamente convenceu que músculos grelhada – mas também peixe ou vegetais – não incomodam ninguém. Leste último, no entanto, provavelmente tenho certeza de que a iluminação até uma pequena grade em um condomínio é sempre e, de qualquer forma, absolutamente proibida. Qual é a verdade? “A regra universal é que você pode grelhar na varanda. Isso é estabelecido pelo item 844 do Código Social referente a emissões esfumaçadas e barulhentas “, diz o jurista Alessandro Presicce, Presidente da Seção ADOC (Associação de Resguardo e Orientação do Consumidor) da LECCE.
Quando você pode grelhar na varanda
O item em questão diz: “O proprietário de um fundo não pode impedir fumantes ou imissões de calor, fumaça, ruídos, tremendo e propagações semelhantes decorrentes do fundo do vizinho, se não excederem a tolerabilidade normal». «A chave – explica a previsão do jurista – está nesta fórmula de “Tolerabilidade normal”o que, portanto, implica uma margem de discrição. Mas também de siso geral ». «Dar um exemplo prático: se o mau cheiro em questão vem de uma moradia onde há um restaurante doméstico no qual é grelhado todos os dias, pode se tornar intolerável. Se em vez disso eun Um dia de celebração está organizado com amigos para fazer a grelha na varandae talvez com antecedência, os vizinhos são notificados por se desculpar por qualquer fumaça que possa chegar à moradia deles, É absolutamente tolerável», O jurista continua. Traduzido: se você fizer isso de vez em quando, se tiver zelo para não perturbar muito, ninguém será capaz de nos culpar. Em duas palavras: bom siso.
O que diz os regulamentos do condomínio
Mas talvez, precisamente porque o siso geral não seja um dote de todos, além do item 844 do Código Social, pode possuir regulamentos específicos mais rigorosos, em todos os do condomínio. «Acontece raramente, mas acontece, porque em universal em uma tolerabilidade de contexto de condomínio é menor, que existem regulamentos Pontos específicos que proíbem expressamente o grelhar na varanda», Diz Preseicção. “Isso pode suceder em contextos em que os espaços são tais que os fumos, mesmo que exclusivamente um -ainda causassem tédio excessivo, porque não há passagem aérea adequada. Mas também em contextos em que eles poderiam ser perigosos, Porquê isso pode suceder em edifícios de madeira ou com varanda de madeira. Exceto em casos uma vez que esse, a inserção de regras específicas é realmente uma exceção à regra. “
Carvão ou gás: quais são as diferenças em termos de proibições
É ainda mais vasqueiro, mas isso também pode suceder, que nos regulamentos do condomínio eles são Somente certos tipos de grelhados proibidos: Que a Assembléia dá o OK, por exemplo, para aqueles com churrascos a gás que causam muito pouca fumaça e que, em vez disso, proíbe aqueles com o carvão que têm o efeito oposto. “É outra dessas regras muito raras que estabelecem o limite de “tolerabilidade” e que também permitem trazer aqueles que os quebram para o tribunal», Continua PREVENCE.
«No entanto, de concórdia com a regra universal, o churrasco não é proibido e deve ser feito com um grão de sal: Você não exagera e se adapta. Isto é, não é feito com frequência, talvez você receba um pequeno extintor de incêndio se o condomínio estiver em madeira e – eu repito – sOs vizinhos os alertam: sempre uma clemência muito eficiente», Conclui o jurista previsto.
Proibição grelhada: os regulamentos municipais e regionais
Última coisa a saber: além do condomínio, o município ou a região também podem nos proibir de grelhar. Não com pouca frequência, de veste, existem resoluções especiais que proíbem os churrascos por justificação da poluição. Para ter certeza, portanto, dê uma olhada nas regras locais.