A semana começou com sarau cá em lar. Para comemorar o natalício do Daniel nesta segunda-feira, preparei um almoço todo peculiar. Salmão com chutney de maracujá e cuscuz marroquino. A combinação do prato ficou óptimo.
Preparei o cuscuz com cebola, damasco, uvas-passas e nozes. O chutney ficou ótimo. Ele vai diminuindo a acidez conforme vai cozinhando. O preparo do salmão foi muito simples, na frigideira com óleo.
Comidinha boa feita com muito carinho num dia todo peculiar!
Cá no blog você também encontra a receita de chutney de manga e de abacaxi.
Você vai precisar:
400 g de salmão sem pele
tomilho
sal grosso
pimenta-do-reino
lemon pepper
óleo de oliva
Chutney de maracujá
½ cebola picada
3 maracujás médios
¾ de xícara de açúcar
1 colher de sopa de vinagre
½ xícara de chuva
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
3 ramas de canela
3 cravos
2 bagas de cardamomo (só as sementes)
½ pimenta dedo de moça sem semente
1 colher de sopa de óleo de oliva
Porquê fazer:
Chutney: Em uma panela de fundo grosso, refogue a cebola e a pimenta no óleo. Em seguida, coloque o vinagre e o açúcar. Mexa até o açúcar desmanchar. Acrescente as polpas dos maracujás, a chuva, o gengibre, a canela, o cardamomo e o cravos.
Cozinhe em incêndio reles até reduzir e permanecer um molho grosso. Eu cozinhei por 30 minutos. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela.
Salmão: No pilão, amasse o sal, o tomilho e a pimenta. Acrescente o lemon pepper. Tempere muito todos os lados do salmão. Em uma frigideira grande, coloque um pouco de óleo, quando tiver aquecido, coloque o salmão.
Frite-o até permanecer dourado. Para enfeitar o prato, usei alho-poró frito.