Receita Khao Lam Traz os sabores irresistíveis de arroz peganhento em bambu direto para sua cozinha, e nenhum tubo de bambu é necessário! O arroz branco ou preto é cozido em uma valva de coco junto com feijoeiro preto, leite de coco e açúcar de palma para uma mistura de mel.
É a melhor sobremesa gulodice de arroz pegajosa que é simplesmente irresistível.
Experimente também algumas das minhas populares sobremesas tailandesas com farinha de arroz glutinosa: a cremosa sobremesa Bua Loy e a receita de Khanom Tom Must-Try!
O que é Khao Lam
Khao Lam, ou arroz peganhento em paus de bambu, é uma sobremesa tradicional do sudeste asiático. O arroz peganhento, branco ou preto, é cozido em tubos de bambu, juntamente com leite de coco, feijoeiro preto e muito mais.
Em tailandês, ‘Khao’ se traduz em arroz, e ‘Lam’ significa o método de cozinhar em tubos de bambu. No Camboja, é chamado de ‘Kralan’ e ‘Com Lam’ no Vietnã.
Khao Lam em inglês significa literalmente ‘arroz cozido dentro de hastes de bambu’.
Arroz peganhento em bambu (Khao Lam)
O arroz peganhento, ou arroz viscoso, é um item substancial no setentrião e nordeste da Tailândia, Isan. Mas as sobremesas de arroz pegajosas são populares em toda a Tailândia!
De Bangkok ao setentrião e sul, você encontrará muitas deliciosas sobremesas de arroz peganhento. Receita de arroz peganhento de manga tailandesa e arroz peganhento em tubos de bambu são meus favoritos.
Em Nakhon Pathom, não muito longe de Bangkok, é tudo sobre Khao Lam. Você encontrará tubos de bambu alinhados nos mercados de vitualhas de rua, cada um repleto de arroz peganhento.
Os recheios são fáceis de personalizar-taro, gergelim, feijoeiro e sangkaya, parecido com creme, e talvez até Durian, se é isso que você gosta.
A secção superior é creme e gulodice, e a secção subordinado é mastigável e pegajosa com sublimidade. Tão difícil de resistir!
Estou tão feliz por ter aprendido a fazer Khao Lam sem um tubo de bambu, pois as conchas de coco estão mais prontamente disponíveis para você.
E se você é um fã de arroz peganhento branco ou arroz peganhento preto ‘Khao Neow Dam’, esta receita preta khao lam pode ser feita com ambos.
Pronto para fazer seu próprio arroz peganhento? Confira meus guias fáceis! Uma vez que fazer arroz peganhento tailandês e arroz peganhento roxo para aquela versão preta.
Por que testar esta receita
- Sem tubo de bambu? Sem problemas! Eu aperfeiçoei essa sobremesa usando conchas de coco e, acredite, você também pode.
- Personalize para o seu palato: Misture seus recheios preferidos, de coco jovem jovem a taro e feijoeiro vermelho.
- Mais simples do que você pensa: Esta receita é direta e ideal para se preparar antes do tempo ou porquê uma sobremesa única.
- Não há premência de uma grelha: Não há mais caça para tubos de bambu e disparando a grelha; Esta receita para Khao Lam Maprao é muito mais fácil! Tudo o que você precisa são conchas de coco e seu forno.
Levante prato é um item substancial na culinária do setentrião da Tailândia e na culinária isan. Para mais vitualhas do setentrião, experimente nascente Fácil Khao Soi e Nam Prik Ong.
Ingredientes
Os ingredientes podem ser adquiridos em supermercados asiáticos e mercados asiáticos.
As medições exatas estão no cartão de receita no final deste post.
- Jovens cocos – Em vez de usar os tubos tradicionais de bambu, faremos Khao Lam em conchas de coco. Você deve encontrar cocos jovens em uma mercearia asiática ou nos mercados asiáticos.
- Músculos jovem de coco – raspado dos cocos jovens, a mesocarpo acrescenta uma mel e textura sutis à sobremesa.
- Arroz viscoso preto – Adiciona uma nota ligeiramente noz, muito porquê um contraste de cor com o arroz branco. Você pode fazer esta receita Khao Lam com arroz viscoso branco somente se preferir.
- Arroz viscoso
- Açúcar branco
- Açúcar de palma – Ambos os açúcares adicionam um tipo ilustre de mel, o açúcar de palma adiciona um tom de caramelo.
- Sal – Usado porquê tempero e porquê intensificador de sabor, trazendo o melhor dos sabores gerais.
- Feijoeiro preto – Sinta -se à vontade para usar seus ingredientes de preenchimento favoritos.
- Leite de coco -Sempre compre leite de coco com gordura para caril e sobremesas tailandesas.
- Pandan sai – Adiciona fragrância e um perfume único ao leite de coco.
Uma vez que fazer Khao Lam sem tubo de bambu
Arroz peganhento a vapor e feijoeiro preto
1. Arroz viscoso a vapor: Uma noite de antecedência, molhe o arroz viscoso preto e branco em uma tigela de chuva. No dia seguinte, vapor por aproximadamente 20 minutos.
2. Ferva feijoeiro preto: Uma noite de antecedência, mergulhe o feijoeiro preto em uma tigela de chuva. No dia seguinte, cozinhe em uma panela ou vapor até permanecer macio.
Raspar mesocarpo jovem de coco
Abra seus cocos jovens e raspe a mesocarpo usando um raspador de coco para extrair tiras longas e finas.
Monte Khao Lam
1. Mistura de leite de coco: Em uma tigela grande, misture o leite de coco, o açúcar de palma, o sal e as folhas de pandan até que o açúcar se dissolva completamente.
2. Prepare arroz peganhento: Transfira diretamente o arroz peganhento quente no vapor recém -cozido em uma tigela grande.
3. Mistura ingredientes: Adicione tapume de dois terços da mistura de leite de coco ao arroz peganhento quente, reservando aproximadamente 6,75 fl oz (200 ml) para uso ulterior. Adicione o feijoeiro preto pré-cozido e a mesocarpo de coco jovem recém-raspada à tigela e mexa para combinar muito. Cubra a tigela com uma tampa ou filme plástico.
4. Deixe para molho: Deixe o arroz peganhento sorver a mistura de leite de coco por tapume de 20 minutos.
5. Preenchendo cocos: Coloque a mistura de arroz pegajosa nas conchas de coco escavadas, deixando o espaço para juntar o leite de coco restante mais tarde e verifique se há uma pequena vácuo na secção superior.
6. Cook: Pré -aqueça o forno a 356 ° F (180 ° C). Enquanto isso, divida o leite de coco restante em uma classe fina sobre as conchas de coco, garantindo que ainda haja uma pequena vácuo no topo. Quando estiver pronto, coloque os cocos com a mistura de arroz em uma assadeira e asse por aproximadamente 30 minutos. Em seguida, aumente o calor para 200 ° C (200 ° C) e continue assando por mais 10 minutos, ou até que o topo se ajuste e não fique muito semelhante ao creme. Sirva sua sobremesa de arroz pegajosa.
Ferramentas de cozinha
- Kit de arroz peganhento tailandês ou panela de vapor regular
- Medindo colheres e copos
- Conjunto de ferramentas de abridor de coco
- Tigela de mistura
- Forno
Uma vez que servir
Sirva nas conchas de coco. Se preferir, você pode remover o khao lam dos cocos e colocá -lo em uma louça.
Decore com sementes de gergelim e mesocarpo jovem de coco.
Uma vez que armazenar e reaquecer
Mantenha as sobras nas conchas de coco, embrulhe -as com filme plástico e ligeiro à geladeira por até 2 dias.
Instruções de reaquecimento: Reaqueça em um forno até aquecer.
Perguntas frequentes
Uma vez que sei quando o Khao Lam está cozido?
Khao Lam é feito quando o arroz absorveu todo o leite de coco e parece firme ao toque.
Posso fazer Khao Lam sem tubos de bambu?
Sim, Khao Lam pode ser feito em cascas de coco escavadas.
Khao Lam é livre de glúten?
Sim, Khao Lam é uma sobremesa vegana e sem glúten feita com leite de coco.
Mais receitas de sobremesas tailandesas que você vai apaixonar
Adorei ler isso Receita Khao Lam? Por obséquio, faça o meu dia deixando uma classificação de estrela e/ou um observação aquém!
Receita Khao Lam (arroz peganhento em bambu)
Esta receita Khao Lam é arroz peganhento em bambu cozido sem um tubo de bambu, enriquecido com leite de coco e com recheios personalizáveis para se adequar ao seu palato.
Praev
Arroz peganhento a vapor e feijoeiro preto
-
Uma noite de antecedência, molhe o arroz viscoso preto e branco em uma tigela de chuva. No dia seguinte, vapor por aproximadamente 20 minutos.
-
Uma noite de antecedência, mergulhe o feijoeiro preto em uma tigela de chuva. No dia seguinte, cozinhe em uma panela ou vapor até permanecer macio.
Raspar mesocarpo jovem de coco
Monte Khao Lam
-
Em uma tigela grande, misture o leite de coco, o açúcar de palma, o sal e as folhas de pandan até que o açúcar se dissolva completamente.
-
Transfira diretamente o arroz peganhento quente no vapor recém -cozido em uma tigela grande.
-
Adicione tapume de dois terços da mistura de leite de coco ao arroz peganhento quente, reservando aproximadamente 6,75 fl oz (200 ml) para uso ulterior. Adicione o feijoeiro preto pré-cozido e a mesocarpo de coco jovem recém-raspada à tigela e mexa para combinar muito. Cubra a tigela com uma tampa ou filme plástico.
-
Deixe o arroz peganhento sorver a mistura de leite de coco por tapume de 20 minutos.
-
Coloque a mistura de arroz pegajosa nas conchas de coco escavadas, deixando o espaço para juntar o leite de coco restante mais tarde e verifique se há uma pequena vácuo na secção superior.
-
Pré -aqueça o forno a 356 ° F (180 ° C). Enquanto isso, divida o leite de coco restante em uma classe fina sobre as conchas de coco, garantindo que ainda haja uma pequena vácuo no topo. Quando estiver pronto, coloque os cocos com a mistura de arroz em uma assadeira e asse por aproximadamente 30 minutos. Em seguida, aumente o calor para 200 ° C (200 ° C) e continue assando por mais 10 minutos, ou até que o topo se ajuste e não fique muito semelhante ao creme. Sirva sua sobremesa de arroz pegajosa.
- Use o cartão de nutrição nesta receita porquê diretriz.
- Esta receita usa conchas de coco em vez dos bastões de bambu tradicionais. Os cocos jovens estão prontamente disponíveis em um supermercado asiático.
Calorias: 684KCAL | Carboidratos: 126g | Proteína: 13g | Gordo: 55g | Gordura saturada: 48g | Gordura poliinsaturada: 1g | Gordura monoinsaturada: 2g | Sódio: 694mg | Potássio: 701mg | Fibrilha: 9g | Açúcar: 52g | Vitamina A: 1Iu | Vitamina C: 3mg | Cálcio: 54mg | Ferro: 9mg