Há um tempo, olhando o livro Cora Coralina – doceira e poeta, me interessei por um bolinho lindo, muito saboroso aos olhos, chamado Mãe Benta. Até logo não o conhecia. No mesmo dia, fui para cozinha e fiz a receita. Foi paixão à primeira mordida. Que bolo delicioso!
Passados alguns meses, descobri a mesma receita no livro Pois sou um bom cozinheiro – receitas, histórias e sabores da vida de Vinicius de Moraes. Assim porquê no livro da Cora, o do Poetinha também conta brevemente a origem da receita.
Considerado patrimônio da doçaria carioca, o bolinho feito de farinha de arroz, era especialidade de Dona Benta Maria da Conceição Torres, mãe do cônego Geraldo Leite Bastos. Conta a história que ninguém conseguia fazer tão muito quanto ela, nem mesmo as religiosas do Convento da Ajuda (primeiro mosteiro carioca para mulheres), que eram consideradas grandes confeiteiras.
Eu fico cá pensando: se o meu preparo já ficou delicioso, imagina porquê não era o da Dona Benta.

Ingredientes
3 ovos
150 g de farinha de arroz
150 de manteiga derretida e fria
150 g de açúcar
1/2 coco sedento ralado ou 80 g de coco ralado + 3 colheres de sopa de leite de coco (adaptei porque não tinha a fruta em vivenda)
Uma vez que fazer:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Misture o leite de coco com o coco ralado. Reserve. Na batedeira, roupão os ovos e o açúcar até obter uma mistura clara e fofa. Em seguida, misture o coco ralado e a farinha de arroz.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Roupão só até incorporar. Se preferir, pode misturar com a espátula. Por último, coloque a manteiga. Misture até obter uma volume homogênea. Coloque-a em forminhas individuais e ligeiro para assar em forno preaquecido a 200 graus por aproximadamente 30 minutos ou até permanecer levemente dourado.