Em nossa última viagem a Floripa, já fomos com a teoria de preparar pastel de berbigão. Para comprar um berbigão de boa qualidade, falei com a minha querida amiga Leslie, proprietária do Da Ilhota Produtos Artesanais e criadora do famoso Pão Mané.
Um dia depois a nossa chegada à cidade, a Leli nos levou dois quilos de berbigão e nos presenteou com alguns pães. Ela prepara todos os pães com ingredientes frescos, orgânicos e integrais. Uma maravilha!
Dos dois quilos de berbigão, usei um em Floripa, onde eu e a Paula preparamos os pasteis com a volume comprada. Esse tipo de volume fica mais crocante e dá um contraste com esse recheio, fica muito bom.
E, o restante eu preparei cá em Brasília para o Ricardo e a Lili que nunca tinham maduro. Dessa vez eu fiz a volume em vivenda, fica mais macia. E o preparo do recheio é muito simples e fica sensacional!
Você vai precisar:
Volume:
2 ovos
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sopa enxurro de açúcar
3 colheres de óleo
1 colher de sopa de cachaça
225 ml de chuva fervendo
farinha de trigo
Recheio:
1 kg de berbigão limpo
2 cebolas picadas
4 dentes de alho picados
manjericão
óleo
sal
Uma vez que fazer:
Volume: Numa tigela, coloque os ovos, o sal, a cachaça, o açúcar, o óleo e, por último, a chuva fervendo. Acrescente farinha até obter uma volume homogênea e muito firme. Abra a volume com um rolo ou um cilindro.
Recheio: Lave o berbigão seis vezes, isso ajuda a retirar muito toda a areia que ainda estiver nele. Escorra muito o excesso de chuva. Em uma frigideira grande, frite a cebola e o alho.
Em seguida, acrescente o berbigão e tempere com sal. Refogue por cinco minutos. Desligue o incêndio e acrescente folhas de manjericão picadas.