Os queijos de leite cru são seguros? Uma pergunta que retorna atualmente depois um caso de infecção intestinal provavelmente conectada ao seu consumo que ocorreu em Trentino e que determinou o Morte de uma mãe e um bebê de seis meses que carregaram em seu pescoço.
Uma notícia que chega a rodar depois uma história que fez uma sensação há unicamente alguns meses que, sempre em Trentino, atingiu um garoto de 9 anos. Naquela ocasião, o Departamento de Prevenção da Mando de Saúde Trento declarou que essa infecção também era “Provavelmente relacionado ao consumo de um queijo produzido a partir de leite cru, sem pasteurizado” E, depois de coletar o lote de queijo comido pela menino do mercado (um intigrado de Moena), ele se lembrou Evite a governo de queijos de leite cru supra de tudo a pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, mulheres grávidas e crianças. Qual é o motivo? Nós conversamos sobre isso com Cristian Panarelli, tecnólogo de vitualhas e popularizador científico (no Instagram @alimentisics).
O que são queijos de leite cru
«Os queijos de leite cru são queijos produzidos com leite não ligadoisto é, não é tratado em altas temperaturas depois a ordenha. Em alguns desses queijos, a temporada de decocção da coalhada ou a fiação pode ser fornecida, mas eles não servem para pasteurizá -los “, explica o profissional. Em seguida, festeja um lugar geral: O indumentária de que os queijos de leite cru são feitos com uma material -prima não pasteurizada não os torna cada vez mais ricos em nutrientes do que produtos com leite pasteurizado. “Os tratamentos térmicos agora são mais rápidos e menos estressantes: isso contribui para a manutenção da maioria dos valores nutricionais originais”, continua Panarelli.
Quais são os queijos de leite cru
A lista de queijos de leite cru é muito longo: Existem muitos DOP e PGIS famosos, de Parmigiano para taleggio, De Pecorino a qualquer robiole, Brie e Camembert, às vezes até o Buffalo Mozzarella. Porquê é um derivado do leite, lembre -se de que O iogurte também pode ser produzido com leite cru.
Porque alguns queijos de leite cru são potencialmente perigosos
«Alguns queijos de leite cru são potencialmente perigosos porque Na exiguidade de pasteurização, eles podem proliferar microorganismos patogênicos porquê a Escherichia coli, a Salmonella ou a Listeria. Essas bactérias podem vir do próprio leite se contaminadas pelo peito bicho, mas também por máquinas ou trabalhadores ».
Que riscos estão correndo comendo queijos de leite cru
«Os riscos mais frequentes que são administrados comendo queijos de leite cru, mas também bebendo leite cru, ou seja, não pasteurizado, estão relacionados, de indumentária, a Escherichia coli, Stafilococos, Salmonella ou Listeria: bactérias que podem suscitar intoxicação nutrir e, nos casos mais graves e raros, a síndrome de hemolite-urêmicainfecção que pode comprometer o funcionamento dos órgãos e ser mortífero. Na Itália – observa Panarelli – algumas dezenas de casos ocorrem um ano, mormente em crianças “.
Porque as crianças estão mais em risco com queijos de leite cru
«As crianças estão mais em risco porque têm um sistema imunológico menos treinado e, portanto, menos potente do que os adultos. Pela mesma razão, o consumo de queijos de leite cru e, portanto, também de leite não ligado (porquê o Ministério da SaúdeNota do editor) também não é recomendado para mulheres grávidas e indivíduos frágeis », conclui Panarelli. Precisamente, devido aos riscos que correm e dos numerosos casos de toxinfecção que ocorreram ao longo dos anos, mesmo com consequências trágicas, um projeto de lei acaba de ser apresentado em Montecitorio, que prevê que os queijos de leite “fresco” e “médio -envelhecido”. O risco para a saúde de crianças menores de dez anos.
O que são queijos de leite cru potencialmente perigosos (e aqueles que não são)
«Os queijos potencialmente perigosos de leite cru são mais qPasta fresca e macia, porquê robiole ou ervas. Não é coincidência: eles são os mais ricos em chuva, o que promove a proliferação de microorganismos patogênicos, “explica Panarelli”.Não há risco, no entanto, com queijos de leite cru com longo tempero: esse é o caso, para dar o exemplo mais espargido de Parmigiano Reggiano. Durante o tempero, de indumentária, eles perdem chuva e, portanto, não há condições para a proliferação bacteriana ».
Porquê reconhecer queijos de leite cru
No entanto, não é necessário lembrar a lista completa: «Por lei – lembra Panarelli – Se um queijo é produzido com leite cru, é obrigatório indicá -lo no rótuloassim porquê é obrigatório redigir sobre distribuidores de leite não -pasteurizados que devem ser fervidos antes de tomar. No entanto, saiba que os riscos estão no decocção. Portanto, alternativamente, use -os para cozinhar ».