Macarrão com tofu, legumes e shoyu, prato simples de preparar que fica uma delícia!!
Ando sempre procurando formas de incluir mais proteína nas minhas refeições, já que não uma vez que mesocarpo vermelha nem frango. Além de ovo e peixe, eu uma vez que bastante proteína vegetal: nozes, grão-de-bico, ervilha, sementes de jerimu e girassol, feijoeiro, lentilha, gergelim e tofu. De todos os produtos derivados de soja esse é o que eu mais palato.
Tofu é um tipo de queijo feito com leite de soja coalhado. Tem várias opções de texturas: do macio ao extra firme. Eu uso o macio para fazer pastinhas e o extra firme para preparos nos quais quero que ele fique mais inteirinho.

Esse prato é super simples e dá pra aumentar o vegetal que você tiver e gostar. Hoje eu usei somente cenoura, ervilha, tofu e shoyu. E, por falar em shoyu, de uns anos pra cá tenho prestado mais atenção no rótulo desse molho. Escolho sempre o que tem menos ingredientes, sem açúcar, corante e conservante. Acho que dá diferença no palato: quanto menos ingredientes, melhor o sabor.






Vou passar as quantidades que eu usei pra uma pessoa.
Ingredientes
80 g de macarrão
½ cenoura (60g) cortada em cubinhos
½ xícara de ervilha congelada (70g)
160 g de tofu – usei o extra firme
1 colher de sopa de gergelim
2 colheres de sopa de shoyu
óleo de oliva
cebolinha
óleo de oliva
1 ½ de chuva
1 colher de chá de sal
Porquê fazer
Em uma panela, coloque 1 ½ litro de chuva e uma colher de chá de sal. Quando estiver fervendo, coloque o macarrão e a cenoura para cozinhar (conforme o tempo que estiver no pacote da tamanho). Enquanto isso, golpe o tofu em cubos. Em uma frigideira, coloque um fio de óleo de oliva e frite os pedacinhos de tofu. Logo em seguida, acrescente a ervilha.
Macarrão e cenoura cozidos, é só escorrer a chuva e colocá-los na frigideira com os outros ingredientes. Coloque o shoyu e mexa muito. Por término, coloque o gergelim e a cebolinha.