Il kefir É um manjar fermentado com inúmeras propriedades benéficas, cada vez mais difundida, mesmo em nossas cozinhas. É obtido da levedação de grãos de kefir (um conjunto proveniente de leveduras e boas bactérias) imerso em leite – vaca, cabra ou ovelha – mesmo que possa ser prestes em uma versão vegana, com chuva ou bebidas vegetais.
Graças à presença de probióticos, Kefir é espargido por sua capacidade de reequilibrar o Flora bacteriana intestinalmelhorando a digestão, regularidade e muito -estar universal. É considerado um manjar funcional porque contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e também tem efeitos positivos no sistema nervoso.
Contém proteínas de qualidade, sais minerais vir Futebol e fósforo e vitaminas (mormente A e B12). Também pode ser consumido por aqueles que são intolerantes à lactose, pois a levedação reduz naturalmente a quantidade desse açúcar. É adequado na gravidez, durante a amamentação, na temporada de propagação e na terceira idade.
Kefir ou iogurte: Quais são as diferenças?
Embora à primeira vista eles possam parecer semelhantes, Kefir e iogurte são dois provisões diferentes por origem, levedação e benefícios. Ambos derivam da levedação do leite, mas o kefir é produzido por grãos de kefir, um multíplice proveniente de leveduras e bactérias, enquanto o iogurte é obtido graças à ação de unicamente dois fermentos láticos (Lactobacillus búlugaricus e Streptococcus thermophilus).
Essa diferença torna Kefir mais rico em variedades de probióticos, que agem mais profundamente ao longo do tripa. No nível da consistência, o iogurte é mais denso e cremoso, enquanto o kefir é mais líquido e ligeiramente resplandecente, devido à levedação que também desenvolve uma pequena quantidade de dióxido de carbono.
Kefir também tem um sabor mais ácido e decisivo que o iogurte e geralmente é mais digerível, mormente para aqueles com dificuldades de lactose, graças à sua levedação mais longa e mais complexa. Ambos são aliados válidos para a saúde intestinalmas o Kefir pode oferecer uma ação mais completa e duradoura, e é por isso que é considerado um fermentado vivo com um grande valor funcional.
Kefir, a opinião do nutricionista
O kefir é cada vez mais respeitado pelos especialistas por seus benefícios no muito -estar universal. Segundo A nutricionista Rina Zaccariesse manjar tem uma ação anti -inflamatória graças aos microorganismos benéficos que contém, capaz de reequilibrar a microbiota intestinal. O KEFIR também promove a produção de ácidos graxos de masmorra curta (SCFA), substâncias com propriedades anti -inflamatórias que fortalecem a barreira intestinal e suportam a digestão. O resultado? Um tripa mais saudável, menos inchaço abdominal e melhor assimilação de nutrientes. Mais uma razão para inseri -lo em sua dieta diária.
Porquê consumir kefir
O kefir bebe fresco, porquê um iogurte, e tem um sabor levemente ácido. Magnífico para o moca da manhã, lanche ou regimes alimentares internos Porquê o jejum intermitente, ele pode ser combinado com frutas, mel, cereais ou vegetais fermentados.
Mas não unicamente isso: kefir também é um Ótimo substância na cozinhaperfeito para marinar, amassar, enriquecer doces e dar uma novidade vida aos pratos tradicionais.
8 receitas com kefir de {aperitivo} para bolo
Fácil de preparar em moradia e surpreendentemente versátil, o Kefir é muito mais que uma bebida: é um coligado para muito -ser um substância criativo para toda a família. Preparamos um menu completo fundamentado em kefir com idéias originais e nutritivas. Bom (saudável) gosto!