Acho uma delícia poder preparar cada vez mais os mantimentos que comemos cá em lar. Já faz alguns anos que não compro granola no supermercado, acho difícil encontrar uma boa e com preço justo. Preparar a granola caseira é muito mais saudável e você pode usar os ingredientes que mais gosta ou os que estão na despensa.
Hoje vou passar a receita que preparei com os ingredientes que eu tinha em lar, mas fique à vontade para usar outros. Se quiser ela mais docinha, pode acrescente mais uma colher de mel ou melado.
Fica uma delícia colocar no iogurte ou na salada de frutas!
Sugestões de outros ingredientes para a granola: castanha do pará, banana ou maçã desidratada, coco sedento, nozes, ameixa, goji berry, flocos de arroz ou de milho.
Você vai precisar:
1 xícara de aveia (pode ser flocos)
¼ de xícara de uva-passa
½ xícara de castanha de caju sem sal
8 damascos
2 colheres de sopa de nibs de cacau
¼ de xícara de amêndoas
1 colher de sopa de chia
2 colheres de sopa de linhaça dourada
1 ½ colher de sopa de óleo (coco, girassol ou óleo de oliva)
1 colher de sopa de mel
1 pitada de canela em pó
Porquê fazer:
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Pique as castanhas, as amêndoas e os damascos grosseiramente. Em um bowl, coloque todos os ingredientes e misture muito.
Coloque-os em uma assadeira com papel manteiga no fundo e espalhe muito. Ligeiro ao forno preaquecido por 10 minutos. Retire do forno, mexa muito, espalhe a granola novamente na assadeira e volte ao forno por mais 10 minutos.
O tempo visível vai depender de cada forno. Cá em lar 20 minutos foram suficientes. O melhor é permanecer de olho, talvez fique um pouquinho mais ou menos.
Retire da forma e deixe esfriar por completo. Guarde em um vidro hermeticamente fechado.