Demorou mas está aí a receita do galeto com ervas. Há duas semanas preparamos galeto assado, polenta frita e maionese de batata. Um típico almoço de domingo. O tempero desse galeto é muito simples e fica uma delícia. Usamos uma boa quantidade de vinagre, óleo e algumas ervas.
Preparei o tempero do galeto e a polenta na noite anterior. No outro dia, ao meio dia, foi só amarrar um barbante nas coxinhas do galeto, levá-lo à churrasqueira e fritar a polenta. Regar o galeto com o restante do tempero faz toda a diferença. Regamos o nosso de dez em dez minutos.
Acrescentei no tempero três colheres de sopa da defende da oliva, dica que li na revista vivenda e comida.
Você vai precisar:
1 galeto (800g)
2 ½ xícaras de vinagre de maçã
1 xícara de óleo de oliva
1 xícara de salsinha picada
5 dentes de alho picados
2 folhas de sálvia picada
2 ramos de alecrim
2 colheres de sopa de chimichurri
3 colheres de sopa da defende de oliva
tomilho
sal
Para polenta:
1 litro de caldo de legumes
1 xícara de farinha de fubá pré-cozido
1 colher de sopa de manteiga
sal
Porquê fazer:
Coloque o galeto dentro de uma tigela grande. Tempere com o vinagre, o óleo, a salsinha, o alho, a sálvia, o alecrim, o chimichurri, a defende de oliva, o tomilho e o sal. Deixe marinando de um dia para o outro. Retire o galeto do tempero e, com um barbante, amarre as coxas. Reserve o que sobrou do tempero.
Ligeiro para assar por mais ou menos 40 minutos na churrasqueira. Use o tempero que sobrou para regar o galeto a cada dez minutos.
Polenta: Em uma panela grande, coloque o caldo de legumes para ferver. Quando estiver fervendo, acrescente a farinha aos poucos e mexa muito com um fouet. Baixe o lume e cozinhe por 12 minutos, sempre mexendo para não embolar e nem grudar no fundo da panela.
Retire a polenta ainda quente e transfira para uma forma. Ligeiro à geladeira por no mínimo oito horas. Retire da geladeira, golpe no formato desejado e frite em óleo muito quente.