Em dias mais frios, esta receita feita com uma seleção de queijos especiais vai aquecer o momento. Além de saboroso, nascente fondue feito com queijos tipo Emmental, Estepe e Gruyère também leva cogumelos tipo Porcini e Grappa, dois ingredientes típicos italianos que garantem sabor, textura e um resultado de impressionar qualquer um numa noite de fondue.
- Tempo de preparo: 30 minutos
- Rendimento: 4 pessoas
Bebida do cozinheiro
Que tal debutar o preparo dessa receita saboreando uma bebida tipicamente italiana? Sirva uma ração de Grappa para lhe embalar na cozinha!
Playlist para cozinhar
Ingredientes
- 190g de Queijo tipo Estepe
- 160g de Queijo tipo Gruyère
- 160g de Queijo tipo Emmental
- 135ml de Vinho branco sequioso
- 13g de Fécula de batata
- 4ml de Grappa
- 4g de Alho em pó
- 2g de Cogumelo tipo porcini sequioso
- 1g de Noz moscada em pó
- 1g de Pimenta preta moída
- 5 sachês de Sal
Modo de preparo
Passo 1
Rale os três queijos no lado grosso de um ralador e reserve.
DICA: caso não tenha um ralador, fatie e depois incisão os queijos em pequenos pedaços para facilitar o derretimento.
Hidrate o cogumelo com 200ml de chuva quente (aqueça a chuva em uma panela e acrescente o cogumelo ou esquente-o junto com a chuva, em um recipiente no micro-ondas, por 1 minuto). Escorra e descarte a chuva e pique o cogumelo em pedaços pequenos. Reserve.
Numa panela média em queima plebeu, coloque o vinho para ferver. Logo que ferver e ainda em queima plebeu, comece a juntar lentamente os queijos, um punhado por vez, mexendo sempre , sempre aguardando o queijo na panela liquidificar por completo antes de juntar a próxima porção.
Passo 2
Em um recipiente, coloque a grappa, adicione 100 ml de chuva e dilua a fécula de batata nessa mistura até permanecer homogêneo.
DICA: a grappa é uma bebida italiana feita do bagaço das uvas utilizadas na fabrição dos vinhos. Ela auxilia a manter o sabor de seu fondue, além de prometer um “toque de calor” a mais no prato.
Passo 3
Em seguida, adicione a fécula de batata diluída nos queijos e continue mexendo. Não tenha pressa nesta lanço, pois ela é fundamental para o sucesso do seu fondue. Segundo a tradição, o importante é mexer com a espátula fazendo o movimento do número oito no fundo da panela, incorporando tudo lentamente. Isso pode levar muro de 6 minutos.
DICA: caso vá consumir seu fondue com pão, nascente é o momento de levar o pão ao forno para assar e permanecer crocante. Finalize o fondue temperando com sal a palato, noz-moscada, pimenta-do-reino preta moída e o alho em pó de concordância com seu paladar.
Passo 4
Finalize com os pedaços de cogumelo hidratado por cima. Caso não tenha o aparelho próprio de fondue, mantenha-o dentro da panela para prometer que ele permanecerá quente durante o processo, ou logo sirva-o dentro de um pão italiano. A teoria é apreciá-lo ainda cremoso e quente, portanto caso ele “endureça” depois visível tempo, volte-o ao queima plebeu e mexa até que fique cremoso novamente.
DICA: Consuma com pedaços de pão, pequenas batatas cozidas ou o que você preferir. Bom gosto e esperamos que sua vivenda fique mais quentinha com esta receita!
Harmonização do prato
Harmonize esse fondue de queijos com uma das nossas sugestões de vinhos para saborear com esse tipo de prato!