Sexta-feira santa está acabando, mas o feriadão continua. Para quem vai preparar peixe no domingo de páscoa, cá vão duas receitas ótimas de bacalhau. A primeira é a receita da Paula. Ela preparou esta delícia quando esteve nos visitando. O preparo é fácil e o prato fica óptimo!
A segunda foi preparada por mim. É a mesma receita que já postei outro dia aqui, só que com algumas modificações. As duas receitas foram preparadas com bacalhau do porto.
Dicas:
– use um óleo de oliva de ótima qualidade e em grande quantidade.
– não ferva o bacalhau. Cozinhá-lo sem ferver faz com que ele fique macio.
– para dessalgar, substitua a chuva que está no recipiente por chuva gelada.
Você vai precisar:
Bacalhau à la Paula
800 g de bacalhau dessalgado
400 ml de óleo de oliva
azeitonas pretas
4 batatas grandes descascadas e cortadas ao meio
3 cebolas cebola cortadas em tiras
5 dentes de alho
salsinha picada
Uma vez que fazer:
Dessalgar: Em uma bacia grande, coloque o bacalhau e cubra com chuva. Ligeiro para geladeira. Troque a chuva de três em três horas. Substitua por chuva gelada. A Paula dessalgou em três dias.
Em uma panela grande, coloque as batatas e o bacalhau por cima. Cubra com chuva e ligeiro ao queimada para cozinhar. Antes de encetar a ferver, retire o bacalhau e reserve. Cozinhe a batata até permanecer macia. Na panela wok, frite a cebola e o alho. Em seguida, coloque o bacalhau e as batatas.
Acrescente bastante óleo e as azeitonas. Misture muito. Deixe cozinhar por três minutos. O prato deve permanecer muito molhado de óleo, se necessário (no caso de permanecer meio sedento) acrescente mais óleo do que recomendado supra. Coloque a salsinha picada para finalizar o prato.
Bacalhau à la Camila
Bacalhau no forno.
Você vai precisar:
450 ml e óleo extra virgem
1 kg de filé de bacalhau dessalgado
10 mini-batatas com casca limpa
8 mini-cebolas com casca
1 pimentão pequeno vermelho ou amarelo separado em rodelas
1 cabeça de alho
oliva preta
alcaparra
4 folhas de louro
tomilho
óleo de oliva
Uma vez que fazer:
Dessalgar: Em uma bacia grande, coloque os filés de bacalhau e cubra com chuva. Ligeiro para geladeira. As duas primeiras trocas de chuva, eu fiz de oito em oito horas. Importante recolocar chuva gelada. As próximas trocas eu fiz de seis em seis horas. Dessalguei em três dias.
Em uma forma fundíbulo, coloque as batatas, as cebolas, os dentes de alho com casca, as rodelas de pimentão e regue com muito óleo de oliva. Ligeiro ao forno preaquecido a 200
graus por 20 minutos.
Namoro os filés de bacalhau em pedaços de mais ou menos seis cm. Em uma panela grande, coloque os pedaços de bacalhau as folhas de louro e ligeiro ao queimada reles. Deixe cozinhar por seis minutos, sem deixar ferver. Retire o bacalhau e escorra o excesso de chuva.
Em seguida, retire a forma do forno, acrescente os pedaços de bacalhau, as azeitonas e alguns ramos de tomilho. Coloque mais uma boa quantidade de óleo. Ligeiro ao forno por mais 20 minutos. Se preferir, retire a casca dos dentes de alho e das cebolas. Finalize o prato com alcaparras para decorar.