Quando servi essa comida, lembrei na hora da minha avó Cecília. Costelinha de porco feita na panela de ferro e polenta era um de seus pratos preferidos. O que não tinha no preparo dela eram as folhas de ora-pro-nobis. Eu conheci essa vegetal cá em Brasília.
Muito usada na comida mineira, ora-pro-nobis é uma vegetal trepadeira originária do continente americano. A termo vem do latim e significa “orai por nós”. Ela é ótima para escoltar músculos de porco, penosa e molhos. Já procurei essa vegetal em muitos lugares cá em Brasília e encontrei somente no Ceasa. Um maço grande, folhas fresquinhas e um preço ótimo.
Você vai precisar:
1 maço de ora-pro-nobis – só as folhas
Costelinhas
1 kg de costelinhas de porco
1 xícara de cachaça
½ xícara de chuva
2 limões
alecrim
7 dentes de alho
tomilho
sal
pimenta-do-reino moída na hora
uva-passa (opcional)
Caldo
2 litros de chuva
2 cenouras
1 talo de salsão
1 buquê garni
1 cebola cortada ao meio
5 grãos de pimenta do reino
Polenta
1 litro de caldo de legumes
1 xícara de fubá pré-cozido
Sal
1 colher de sopa de manteiga
Porquê fazer:
Costelinhas: Golpe- a entre os ossos. Coloque os pedaços em uma forma grande e acrescente a cachaça, a chuva, o suco dos limões, o alecrim, o tomilho, o alho picado grosseiramente, sal e pimenta.
Misture muito e cubra com plástico filme. Ligeiro para geladeira por 12 horas. Retire as costelinhas da marinada e frite-as em uma panela de ferro com um pouco de óleo. Importante não colocar todas de uma só vez para não soltar muita chuva.
Por último coloque as uvas-passas na panela e misture por um minuto no molho que estiver no fundo da panela. Retire e coloque-as em cima das costelinhas.
Caldo de legumes: Em uma panela grande, coloque a chuva, o buquê garni, a cenoura cortada em três partes, a cebola cortada ao meio, o salsão e os grãos de pimenta. Deixe ferver por 45 minutos.
Polenta: Em uma panela, coloque um litro de caldo de legumes e ligeiro ao queimada. Quando estiver fervendo, acrescente a farinha aos poucos, em forma de chuva, e mexa muito. Tempere com sal. Cozinhe em queimada ordinário por 10 minutos mexendo sempre para não grudar no fundo e não empelotar. Desligue o queimada e acrescente a manteiga.
Ora-pro-nobis: Em uma frigideira, coloque um fio de óleo e em seguida coloque as folhas de ora-pro-nobis. Refogue-as até permanecer murcha, de quatro a cinco minutos, vai depender da quantidade de folhas. Eu não temperei com zero e ficou supimpa a combinação dela com a costelinha e a polenta.
.