Dicas e variações ↴
- Se você quiser que o torresmo fique mais crocante, deixe que ele descanse por mais tempo com os temperos, antes de fritar.
- Se você prefere o torresmo mais macio, frite por menos tempo.
- Para uma variação, adicione ervas frescas ou especiarias, porquê alho em pó ou ervas finas, antes de fritar.
- Outra variação é servir o torresmo com um molhinho de calda de mel e mostarda, para dar um toque de mel e acidez.
- Você ainda pode aproveitar a gordura que o torresmo solta aquém da grelha da Airfryer para preparar outros pratos do dia a dia porquê arroz, feijoeiro ou uma músculos moída, por exemplo. Basta despeja-la, ainda morna, em um pote com tampa e guardar na sua geladeira.
Porquê escolher toucinho para torresmo?
Para escolher muito um toucinho para fazer torresmo, é importante considerar alguns fatores, porquê o tipo, o volume de gordura e a qualidade.
- Gordura: A gordura é necessário para o torresmo, pois é ela que garante o sabor. Recomendo que você dê preferência por toucinhos com uma boa categoria de gordura, geralmente com tapume de 20 a 30%.
- Qualidade: Certifique-se de escolher toucinhos de qualidade superior, de preferência orgânico ou de criadouros locais. Procure por músculos fresca, sem manchas ou sinais de estar estragada que você pode perceber pela cor e pelo cheiro.
- Aliás, é importante verificar também se o toucinho está glacial ou fresco, se é inteiro ou já fatiado, e se é curado ou não. Se você está procurando por um torresmo com menos gordura, é recomendado usar toucinho magro.
Tipos de toucinho para torresmo ↴
Existem diferentes tipos de toucinho que podem ser usados para fazer torresmo, cada um com suas próprias características e texturas. Os principais tipos de toucinho para torresmo são:
- Toucinho de ventre: É considerado o melhor tipo de toucinho para torresmo, pois é macio e suculento, e tem uma boa proporção de gordura e de músculos. A ventre é a extensão mais gordurosa do porco, o que garante a crocância e o sabor do torresmo.
- Toucinho de lombo: É uma opção mais magra, pois tem menos gordura. Ele é menos macio e suculento do que a ventre, mas ainda é uma boa opção para fazer torresmo.
- Toucinho de costela: É uma opção um pouco mais gordurosa do que o lombo, e é considerado mais saboroso do que o lombo, mas menos suculento do que a ventre.
- Toucinho de pernil: É uma opção menos gordurosa, mas ainda tem uma boa quantidade de gordura para fazer torresmo crocante. Ele é menos saboroso do que a ventre, mas ainda é uma boa opção.
Fritar Torresmo na Airfryer é uma ótima maneira de gozar desta iguaria típica das culinárias brasileira e portuguesa, sem comprometer muito a sua saúde. Com pouca gordura, ele fica crocante e certamente não perde em zero para o torresmo frito da forma tradicional no quesito sabor.
Agora que você já sabe porquê fazer torresmo pururuca na Airfryer, não perda tempo e experimente fazer esta receita incrível na sua lar. Temos certeza que a textura crocante vai deixar toda a sua família ou convidados com chuva na boca.