Dois queijos milenares, típicos das regiões do centro-sul, Buffalo Mozzarella e Fiordilatte Eles estão entre as presenças fixas em nossas mesas. Ambos os queijos têm um magnífico sabor, são genuínos, muito versáteis na cozinha. Porquê reconhecer o melhor? Nós conversamos sobre isso com Piercarlo Adami, Presidente da ONAF (Organização Pátrio de Tasters de queijo).
Qual é a diferença entre Buffalo Mozzarella e Fiordilatte
«Premissa: o termo mussarela É um termo genérico, um pouco uma vez que expressar macarrão “, diz Piercarlo Adami.« Ambos são queijos com giro, feitos com diferentes matérias -primas. OUma mussarela de búfalo é feita com leite de búfalo e é dop quando é produzido de conformidade com a disciplinar do consórcio do Dop Buffalo Mozzarella que delimita um evidente território entre a Campânia (províncias de Caserta, Salerno, Nápoles e Benevento); Lazio (províncias de Latina, Frosinona e Roma); Província de Foggia (Puglia); Município de Venafro (Molise). Fiordilatte, por outro lado, é queijo de leite de vaca frescoe é chamado de “mussarela” somente no caso do DOP de Gioia del Colle, que por esse motivo é um dos mais conhecidos. A tradição mais antiga, no entanto, é a de Fiordilatte di agerolafeito com leite de vaqueiros já desde o final do século XIX “”
Porque Buffalo Mozzarella custa mais do que Fiordilatte
A material -prima, uma vez que sempre, determina o preço: “a farsa” continua Adami “, custa mais porque o leite é mais valioso. O motivo é que as fazendas são mais complicadas e, portanto, caras de gerenciar do que as das vacas, que também são mais produtivas».
Buffalo Mozzarella Label e Fiordilatte: O que olhar
«A mussarela de Buffalo é produzida somente com leite de búfalo, sal e coxa: no rótulo, deve relatar esses ingredientes, a data de validade, a dimensão de produção e, portanto, de origem do leite, além do nome da empresa. Se for produzido por um associado ao consórcio do DOP, relata a marca. Se não for produzido por um associado no rótulo, está escrito “mussarela com leite de búfalo” “diz Adami”.Fiordilatte, por sua vez, é produzido somente com leite de vaca, sal e coxa E a dimensão de produção é indicada no rótulo, além da empresa e, possivelmente, da marca DOP “.
Porquê reconhecer uma boa mussarela de búfalo: o inspecção sensorial
VISTA: «A farsa tem uma forma que lembra um pouco de uma esfera, com um movimento realçado e irregular quando feito manualmente. Outrossim, é reconhecido por sua cor branca de porcelana típica e pelo leite libera ao galanteio ».
CHEIRO: “Ele tem um perfume que lembra iogurte e dicas de animais”.
TOCAR: “Ele é esponjoso.”
Gusto: «Tem um sabor salso, mas equilibrado. Outrossim, se destaca porque tem uma persistência média, ou seja, seu sabor permanece na boca mesmo depois de comê -lo ».
AUDIÇÃO: “Mastigar faz um estrondo estridente de goma de goma”.
Porquê reconhecer um bom fiordilatte: o inspecção sensorial
VISTA: «Tem uma forma regular e uma superfície lisa e luminoso da cor branca de leite. Quando o galanteio libera o líquido típico do governo “
CHEIRO: “Tem o perfume do leite, levemente e agradavelmente aciduol”.
TOCAR: “É elástico.”
Gusto: “É ligeiro, tem o sabor típico do leite e não resiste durante a mastigação”.
Porquê preservar a mussarela e a fiordilatte
«A mussarela de Buffalo e Fiordilatte são preservados por 2-3 dias à temperatura envolvente, sempre em seu líquido do governo que atua uma vez que um conservante procedente e preserva suas características organolépticas. Ambos devem ser colocados na geladeira somente quando estiver muito quente. Porque, uma vez que o calor, as baixas temperaturas também alteram a estrutura “, diz o presidente da Onaf Piercarlo Adami.