Com os dias a passarem e as ideias a faltarem, não se preocupe se começa a permanecer um pouco nervoso. É normal. Enfim de contas não estávamos à espera de uma crise pandémica que nos obrigasse a permanecer em morada e a manter o distanciamento social. Nem tivemos tempo para pensar no que faríamos numa situação assim.
Apesar de estarmos apreensivos com o porvir e com o que será de nós, das nossas empresas, da nossa vida, depois de tudo passar… é fundamental mantermos alguma sanidade física e mental. Por nós e pelos nossos.
Quem tem crianças pequenas sabe muito da relevância de as mantermos activas – mesmo que às vezes nos deixem à beirada de um ataque de nervos – mas elas precisam de descarregar energias e de desenvolver toda a sua secção criativa.
Seja para cuidar delas ou unicamente de nós, cá lhe deixo algumas sugestões para levante período que deverá ser longo.
Prelúdios por aquilo que mais desejamos todos os dias e que nem sempre conseguimos.
DORMIR
Não há zero que nos recupere mais do que um bom sono. Se antes tinha de pactuar muito cedo para tratar de tudo antes de seguir para o trabalho, tente nesta período dormir pelo menos 8 horas, o tempo considerado ideal, para a maioria, para resfolgar o corpo e a mente. Vai sentir-se com mais robustez ao longo do dia e não desanima tão facilmente. Se tiver crianças que continuam a pactuar cedo, vai precisar ainda mais dessa robustez. Tente por isso deitar-se o mais cedo verosímil.
PLANTAR AROMÁTICAS
Seja na varanda, no jardim ou até no peitoril de uma janela com uma boa luz, um solo ligeiro e muito drenado, plantar as ervas que mais usamos na alimento não dá grande trabalho. As aromáticas florescem muito muito em vasos.
Escolha ervas fáceis de cultivar, porquê manjericão, tomilho, erva-cidreira e hortelã para encetar, de preferência com sementes orgânicas.
Siga as instruções do pacote de sementes sobre a melhor profundidade para plantar.
Certifique-se de que recebem chuva e luz do sol suficientes para florescer.
AQUI encontra um guia, se precisar de orientações mais específicas.
FAZER PÃO OU OUTRA MASSA LÊVEDA
Fazer pão não tem zero de stressante porque o pão representa o tempo de que todos precisam para darem o melhor de si próprios. O pão só precisa que misturemos os ingredientes e o deixemos permanecer a levedar. Dando-lhe esse tempo, enquanto usamos o nosso para outras actividades.
Se optar por pães mais rápidos deixo estas sugestões:
COMEÇAR A VER UMA SÉRIE
Até pode nem tirar o pijama e iniciar uma maratona de manhã à noite. Escolha um filme ou uma série faça as pipocas e sente-se confortavelmente no sofá. Usufruto. Se escolher uma série, e se não for para fazer maratona, decida a hora a que todos os dias verá um incidente. Mesmo em morada, é precisa alguma organização a levante nível, sobretudo quando há crianças que exigem a nossa atenção.
Escolha novas séries ou reveja antigas de boa memória.
Se tem HBO ou Netflix fica tudo mais fácil – ambas têm um período de teste gratuito (HBO 14 dias/Netflix 1 mês), e depois toma uma opção: ou aproveita e vê agora gratuitamente antes de desistir ou se torna assinante posteriormente esse período. A HBO serpente 4,99 mês, a Netflix, 7,99€.
Deixo-lhe algumas… aliás… bastantes… sugestões:
Se optar por documentários tem alguns excelentes. Esta é a minha escolha, mas percorra e descubra mais:
DICA: Por falar em sessões de cinema, sabia que a Netflix Party permite a um grupo de amigos observar ao mesmo tempo ao mesmo filme enquanto trocam mensagens pelo chat sobre o que estão a ver? Só funciona com o Chrome em desktops ou laptops.
ASSISTIR A ESPECTÁCULOS ONLINE
Músicos, comediantes, actores, personal trainers e influencers portugueses estão numa plataforma de entrada livre para que assista a eventos de que gosta sem transpor de morada. Labareda-se Calendall e a agenda é vasta.
ORGANIZAR UMA DIVISÃO DA SUA CASA
O que pretende? Uma limpeza a fundo, uma reorganização de espaço? Pode fazê-lo durante um dia inteiro para não se dissiminar, ou pode dedicar-lhe uma ou duas horas por dia. Lembre-se de que agora tem um pouco mais de folga. Mesmo em regime de teletrabalho, quem vive em volta das grandes cidades ganhou todo aquele tempo que antes perdia nos transportes públicos ou no trânsito.
- Reorganize a despensa, verifique se há produtos fora de prazo, e veja o que lhe faz falta. Aponte na lista de compras. Eu uso esta app. É totalmente gratuita e muito intuitiva e prática.
- Organize os armários de roupa, fazendo uma limpeza e doando roupas/sapatos que já não usa. Siga as indicações deste diagrama, se tiver muitas dúvidas:
- Reorganize aquela prateleira enxurrada de livros, veja quais pode dar, e guarde em caixas para doar, mal seja verosímil, a uma livraria lugar.
- Encomende aquele traste que há muito queria e que precisa de montagem. Agora tem o tempo que não tinha para se distrair com esse trabalho. Muitas lojas, estando fechadas, continuam a receber encomendas online e a fazer entregas ao morada.
LER UM LIVRO
Aquele livro que lhe ofereceram no Natal e ainda não teve tempo de transfixar. Onde está? Pegue nele e veja se ele o conquista. Pode dar alguma luta e martelar, ou arrumá-lo e procurar outro. Certamente não faltarão opções aí por morada.
ESCREVER UM “DIÁRIO DA QUARENTENA”
E porque não? Estamos a viver um período único e impactante das nossas vidas e poderá sentir premência de ortografar o que faz, o que sente, porquê está a mourejar com a situação. Se funcionar porquê terapia está tudo muito. Se fabricar peso emocional, passe avante…
APRENDER UMA LÍNGUA
Está curioso em relação a chinês ou russo ou quer desenferrujar o inglês? Com unicamente 10 a 15 minutos por dia pode aprender gratuitamente uma novidade língua ou melhorar o nível de alguma que já tenha aprendido. Há várias ofertas online, algumas têm planos pagos, de upgrade, mas são todas gratuitas no projecto imprescindível.
COMEÇAR UM HOBBY
Levante é o tempo perfeito para organizar um hobby, além de que nunca é tarde para aprender coisas novas. Há tanto por onde escolher e tudo depende do sabor pessoal de cada um. Há qualquer hobby que gostaria de ter mas que nunca teve por falta de tempo? E é verosímil fazê-lo agora respeitando o isolamento social? Deixo-lhe cá uma ou outra sugestão.
- Aprenda a tocar um instrumento – se tem qualquer instrumento em morada, uma viola, um piano, por exemplo, há vários cursos gratuitos online que o vão ajudar a encetar essa proeza. Este é apenas um dos muitos que pode encontrar.
- Comece um projecto de bricolage – Estes são alguns dos trabalhos que já fiz e que pode encontrar no site:
- Pinte um Livro de Cromatizar para adultos
É um tanto cada vez mais em voga e uma supimpa terapia anti-stress. Há vários livros à venda onde se vai perder durante horas. Há também muitos outros de entrada fácil e gratuito. Deixo unicamente alguns exemplos:
Se quer que as crianças também se envolvam num processo idêntico, há muitas opções para elas, porquê estas:
Para os fãs do fantástico cinematográfico cá estão duas óptimas sugestões :
Se não tem condições para comprar, mas conseguir imprimir, encontra online muitos desenhos para todos os gostos. Neste site tem um pouco de tudo, vários temas, artistas, estilos e níveis de dificuldade.
Ah simples e não se esqueça disto – quanto mais cores melhor.
- Pinte uma tela – se em vez de lápis, preferir pincéis e uma tela em branco aventure-se nessa viagem pela sua sensibilidade. Se não tem o material em morada, basta encomendar online. Quem sabe não descobre um talento que desconhecia ter?
FAZER EXERCÍCIO
Quando todas as recomendações são para que fiquemos em morada, podemos encetar a fazer tirocínio dentro de 4 paredes. Há várias aplicações totalidade ou parcialmente gratuitas para IOS e/ou Android que pode descarregar no telemóvel para encetar a pôr-se em forma ou mantê-la.
FAZER MEDITAÇÃO
Esta sugestão é óptima para quem se sente mais ansioso – respire, medite e reequilibre a mente, o corpo e o espírito. Para quem se está a iniciar, as meditações guiadas são as mais indicadas. Escolha um momento para si, garanta que nesses minutos não será interrompido. Esta é uma opção, mas encontra muitas mais numa rápida pesquisa no YouTube.
TRATAR DA PELE E DO CABELO
Com os estabelecimentos fechados temos de continuar a cuidar de nós. Escolha os produtos de que mais gosta para a sua pele, desde a limpeza à hidratação profunda, e dedique-se uma secção do seu tempo. Leva habitualmente 20 dias para iniciar uma rotina de cuidados e cumpri-la. Por isso, sim… é totalmente verosímil!
Se optar por produtos caseiros, experimente estas máscaras para a pele do rosto ou para o cabelo.
JOGAR UM JOGO DE TABULEIRO
É diversão garantida para toda a família. Vá buscar aquele jogo que tem guardado e junte todos à volta da mesa. Eu porquê sou da velha guarda, tenho os meus favoritos se muito que hoje há tantos que de certeza estou desactualizada. Mas cá ficam os de que mais sabor:
- Guerra naval
- Mastermind
- Monopólio
- Pictionary
- Scrabble
- Uno
Há também apps para telemóvel que, nalguns casos, permitem jogar com outras pessoas fisicamente distantes:
- Apalavrados
- Milionário e New Millionaire
- StopotS
- Uno
FAZER UMA SOBREMESA “UAU”!
Só porque sim ou por que não?! Se sempre fugiu dela por falta de tempo, agora tem mais disponibilidade para encarar levante duelo porquê o de um artista que vai fazer uma obra de arte. Exige tempo e concentração, mas… isso é coisa que não nos falta agora, evidente?
DOMINAR UMA RECEITA DE FAMÍLIA
Encontre uma receita que adore e que alguém da sua família sempre fez tão muito e experimente replicá-la ou aperfeiçoá-la com excitação. A partir do zero só se pode melhorar.
ALMOÇAR/JANTAR COM QUEM ESTÁ LONGE
Há várias aplicações para telemóvel que nos permitem ver e falar em tempo real diariamente. Dão inclusivamente para ter várias pessoas ao mesmo tempo. E se já temos esta tecnologia ao nosso dispor, por que não estarmos juntos também à mesa? Basta colocar o telemóvel num lugar estratégico da mesa de forma a que todos se possam ver. As conversas fluem naturalmente tal porquê se estivéssemos todos no mesmo espaço. Estas são as mais usadas:
- House Party
- WhatsApp Video
- Messenger
- FaceTime
- Zoom
- Skype
FAZER O RESTO… QUE NÃO APETECE!
A sério? Porque é que há sempre tanta roupa para lavar e passar e solo para aspirar e loiça suja a amontoar-se? Ok, tem mesmo de ser… mas pronto, faça nas calmas. Não há pressa. E peça ajuda. Se todos ajudarem custa menos.
Se tem outras ideias e já as tenha posto em prática partilhe-as comigo na troço dos comentários.
Keep calm, stay at home and carry on – Mantenha a calma, fique em morada e continue…