Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aprenda a fazer a melhor coalhada seca caseira!


Coalhada seca caseira é fácil de preparar e fica muito melhor do que as de supermercado. Essa pastinha é feita através da levedação do leite. A consistência mais firme ou mais líquida, vai depender da drenagem do soro.  Quanto menos soro tiver, mais firme ela ficará. É perfeita para consumir com pães, torradas ou para escoltar uma comida árabe.

A coalhada pode ser feita com kefir, coalho ou com iogurte procedente. O importante é que o leite seja integral, o preparo fica mais rápido e o paladar melhor.

Entenda as diferenças de kefir, coalho e iogurte procedente  

As definições segundo o livro Comida & Cozinha de Harold McGee:

Kefir

É um probiótico produzido através da levedação do leite. Kefir é muito popular no Cáucaso. É produzido por meio de partículas grandes e complexas chamadas de grãos de kefir, que abrigam mais de dez tipos de microrganismos, entre os quais lactobacilos, lactococos, leveduras e bactérias do vinagre. Essa associação simbiótica se multiplica em temperatura envolvente fresca para produzir uma bebida azeda, levemente alcoólica, efervescente e cremosa.

Coalho

É um grupo de enzimas muito usado na produção de queijos. É a coagulação do leite por meio da enzima quimosina. O coalho tradicional é feito do quarto estomago de um tenreiro amamentado com menos de 30 dias, antes de a quimosina ser substituída por outras enzimas que digerem a proteína.

Mas também existem coalhos vegetais que são produzidos através das flores do cardo ou da alcachofra-brava. Esse tipo de coalho é mais popular em Portugal e na Espanha.

Iogurte

É um leite fermentado que se transforma numa volume azeda e semissólida. O iogurte padrão contém exclusivamente duas espécies de bactérias, o Lactobacillus delbrueckii e o Streptococcus salivarius. As duas bactérias estimulam o incremento uma da outra e, combinadas, acidificam o leite com mais rapidez do que se estivessem isoladas.

A minha coalhada eu fiz com iogurte procedente e ficou uma maravilha!

Você vai precisar:

1 litro de leite integral

170 ml de iogurte procedente sem açúcar em temperatura envolvente

Porquê fazer:

Ligue o forno a 200 graus por 15 minutos e em seguida desligue-o.

Em uma panela, coloque o leite e ligeiro para aquecer. Ele precisa atingir uma temperatura entre 80-90 graus. Importante não deixar o leite ferver. Retire do queimada e deixe esfriá-lo até atingir 40-45 graus. Se você não tiver termômetro, não tem problema, essa temperatura é muito morna, você consegue colocar o dedo e sustentar bastante tempo.

Em seguida, misture o iogurte no leite e mexa até obter uma mistura homogênea. Cubra a panela com um plástico filme e enrole-a numa toalha de tecido. Coloque a panela dentro do forno (já desligado) e deixe repousar de 12 a 15 horas.

Retire a toalha e coloque o preparo na geladeira por três horas. Em seguida, coloque a coalhada em um tecido de prato fino e deixe sobre um escorredor de macarrão ou tamis para escorrer o soro. E está pronta a coalhada seca caseira. Se preferir pode temperar com óleo e pimenta-do-reino.

 

 



Source link

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Receitas Relacionadas:

Etiqueta de casamento: as 10 regras do planejador de casamento

Etiqueta de casamento: as 10 regras do planejador de casamento

“Um menu de tálamo não deve nunca preveu menos de três cursos: {aperitivo}, primeiro, segundo, mas também dois primeiro e um segundo, dependendo das preferências e também do que já foi comido antes. Geralmente, no sul, são feitos aperitivos muito ricos: mesmo com base nisso, é necessário entender o

A receita com frango rápido e fácil

A receita com frango rápido e fácil

O Salada Caesar É uma salada rica e saborosa conhecida em todo o mundo. É chamado isso porque parece e é inventado em 1924 em Tijuana, México, pelo chef de origens italianas Cesare Cardini. Originalmente, era pronto com alface, parmesão, croutons e um molho saboroso fundamentado em molho Worcester,

Receita picante de macarrão de alho tailandês

Receita picante de macarrão de alho tailandês

Você pode fazer isso Receita picante de macarrão de alho tailandês em somente 20 minutos, e tem um sabor muito melhor do que a viagem! É feito com ingredientes simples que você provavelmente já possui, e os sabores são ousados ​​e salgados com calor personalizável. Dica: Se você gosta

O conclave de massas del, o conhaque na mala e outras curiosidades gastronômicas sobre os alimentos dos cardeais

O conclave de massas del, o conhaque na mala e outras curiosidades gastronômicas sobre os alimentos dos cardeais

Há quem o labareda de "Pasta Conclave": Não é uma receita, mas um tipo de prato que simboliza a sobriedade para a qual os cardeais chamados para seleccionar o novo papa são mantidos durante essa nomeação solene. Um evento com regras muito rígidas, nas quais tudo deve ser mantido

A receita do segundo de carne saborosa e picante

A receita do segundo de carne saborosa e picante

ingredientes Óleo extra virgem Il frango com páprica é a segundo terno e saboroso, perfeito para trazer para a mesa para qualquer almoço o Cena Porquê opção ao peito clássico de frango grelhado. Em nossa receita, a mesocarpo é marinada com óleo, sal, pimenta e duas colheres de sopa

Verified by MonsterInsights