A primeira vez que eu comi maxixe, um ano detrás, foi na faculdade cá em Brasília. Lá no Sul eu nunca vi para vender. De sabor neutro, o maxixe é um substância que dá para preparar de várias maneiras: salada, risoto, ensopado, com mesocarpo moída, no arroz e também picles.
A teoria de preparar essa receita foi para escoltar a nossa noite de hambúrgueres na moradia da Cora. Sucesso integral, picles de maxixe não só foi para completar o sanduíche, mas também comemos puro. Essa receita também pode ser feita com pepino.
A única diferença é que eu coloco um pouco mais de sal e o tempo de sota antes de ir para panela é maior. Fica uma delícia também. Depois que vocês fizerem essa receita não vão mais querer comprar picles no supermercado.
Você vai precisar:
1 kg de maxixe raspados e lavados
1 cebola
2 pimentas dedo-de-moça sem semente
1 colher de sopa de sal
Calda:
2 xícaras de vinagre de maçã ou de vinho branco
2 xícaras de açúcar
½ xícara de chuva
1 colher de sopa de grãos de mostarda clara ou escura
5 cravos
½ colher de sopa de grãos de pimenta-do-reino
½ colher de chá de cúrcuma
Porquê fazer:
Golpe a cebola e a pimenta dedo-de-moça em tirinhas muito fininhas. Em seguida, galanteio os maxixes em fatias numa espessura que não seja muito fina e nem muito grossa. Em um bowl, coloque o maxixe despegado, a cebola, a pimenta dedo-de-moça e o sal. Misture muito e deixe resfolgar por 20 minutos.
Enquanto isso faça a calda: Em uma panela, coloque todos os ingredientes e ligue em queimada grave, quando estrear a ferver pode desligar. Logo em seguida o sota do maxixe, passe-os em chuva manante para retirar o excesso de sal.
Coloque-os na panela junto com a calda e misture muito para que todos os maxixes fiquem acomodados embaixo do líquido.
Deixe cozinhar em queimada grave. Quando estrear a ferver pode desligar e está pronto. Guarde-os em ainda quente em vidros esterilizados.