No meu natalício deste ano, preparei esta receita de enroladinhos de salsicha. Já havia publicado cá no blog, há muito tempo, uma receita de enroladinhos que usava levedura químico na volume, o que deixava ela mais crocante.
Desta vez eu queria que o enroladinho ficasse mais fofinho, por isso usei fermento de pão, adaptando uma receita de volume de pizza. Já usei essa mesma volume para fazer trouxinhas de presunto e queijo, e elas ficaram perfeitas! Vou deixar a foto no final do post.
Esta receita é ótima para festinhas de natalício e lanches da tarde, mas também cai muito muito com uma cerveja gelada.
Você vai precisar:
20 salsichas
500 g de farinha de trigo
250 ml de chuva morna
50 ml de óleo
50 g de açúcar
10 g de levedura biológico sequioso
½ colher de sopa de sal
Para pincelar:
1 gema
15 ml de leite
Porquê fazer:
Cozinhe a salsicha. Em seguida, escorra muito a chuva. Reserve. Em um bowl, coloque o levedura, o açúcar, a chuva morna e o óleo. Misture muito. Em seguida, acrescente a farinha e o sal. Misture até obter uma volume lisa e homogênea. Deixe repousar por dez minutos (se o dia estiver muito quente, pode deixá-la na geladeira).
Abra a volume até que ela fique fina, com mais ou menos 4 mm, e enrole na salsicha inteira. Pincele com a mistura de gema e leite. Depois é só fazer os cortes. Eu corto a salsicha em quatro pedacinhos (ao meio e depois ao meio de cada pedaço). Se preferir, pode trinchar as pontas, assim os enroladinhos ficam todos no mesmo formato. Coloque-os numa forma, se for antiaderente não precisa untar, caso contrário, unte com óleo. Ligeiro ao forno preaquecido a 200 graus até que os enroladinhos fiquem levemente dourados.
Essa volume (crua) dura até 5 dias na geladeira. Você pode gelar os enroladinhos prontos (assados). Duram 3 meses no freezer.
Pão recheado com queijo e presunto – feito com a mesma volume do enroladinho de salsicha.